As aporias do projeto moderno: considerações à luz do pensamento de Adorno
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.596Palavras-chave:
teoria crítica, esclarecimento, emancipação, alienação.Resumo
o presente ensaio apresenta uma reflexão relativa às aporias do Projeto Moderno e suas implicações no campo da ética e da educação. A hipótese que aqui defendemos é a de que a unidimensionalidade da sociedade administrada só pode ser modificada por meio da reflexão filosófica. O referencial teórico adotado vincula-se às teses adornianas, que buscam uma moral pela autocrítica da razão. Nesse sentido, nosso objetivo é, em princípio, resgatar o debate sobre o esclarecimento, enquanto fonte de progresso inequívoco. No final do século XVIII, Kant argumentava que caminhávamos lentamente para um período de esclarecimento e que faltava muito para que os homens pudessem ser considerados indivíduos emancipados. A crítica da razão, realizada por Adorno, demonstra que aquele esclarecimento ainda não se consolidou, ao contrário, visto o “encantamento” que o avanço tecnológico tem provocado nos seres humanos, sobretudo, naqueles responsáveis pela educação (área na qual se constata crescente processo da alienação social)Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.