A Filosofia nos tempos de hoje: algumas questões básicas na formação crítica do sujeito contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.594Palavras-chave:
razão, formação crítica, FilosofiaResumo
o artigo discute o ensino da filosofia a partir do debate entre o moderno e o pós-moderno, no espaço educacional. Nesse sentido, desenvolve uma argumentação sobre os deslocamentos paradigmáticos da modernidade, a fim de identificar na crise e na crítica da razão uma tendência à “desrazão”. Todavia, os ideais da racionalidade moderna, que são questionados pelo discurso pós-moderno, ainda preservam elementos de emancipação. Dessa forma, analisamos a importância de reafirmar o caráter emancipador da razão que esteja envolvida na formação crítica dos sujeitos, no processo pedagógico do ensino de filosofia contemporâneo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.