Anísio Teixeira leitor de Lobato: implicações da experiência estética da literatura infantil para uma filosofia da educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.590Palavras-chave:
literatura infantil, filosofia da educação, experiência.Resumo
este artigo faz uma breve análise da filosofia da educação de Anísio Teixeira, e sua aproximação com a literatura infantil lobatiana, destacando o conceito de experiência embutido em ambas. A filosofia para criança sugere um campo alternativo de se fazer filosofia, no qual se privilegia a abordagem filosófica que traz a criança como núcleo de investigação, buscando analisar as possibilidades, os limites e o alcance do saber filosófico nessa fase particular da experiência humana. Constatou-se que alguns livros de Lobato parecem suscitar essa experiência com a infância, no sentido de estimular seus leitores a pensar o tempo presente, com todas as mudanças que o caracterizam, bem como os problemas dela decorrentes, levando-os a uma aprendizagem do filosofarDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.