O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Tatiana Andrade FERNANDES
  • Andréia OSTI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.07.p81

Palavras-chave:

Alfabetização. Jogo. Didática. Metodologia.

Resumo

Este artigo analisa os cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a finalidade de investigar de que forma o programa compreende e recomenda a utilização de recursos lúdicos, especialmente os jogos pedagógicos, no período da alfabetização. Para isso, procedeu-se a leitura e análise de alguns dos cadernos de formação do ano de 2013 oferecidos pelo programa para averiguar como estes abordavam a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que um dos
princípios que embasa a proposta formativa do PNAIC é o lúdico como uma condição básica no processo de ensino-aprendizagem. Assim, foi possível verificar que o material traz uma abordagem teórica consistente acerca das contribuições dos jogos no processo de alfabetização, especialmente em como estes podem ser recursos viáveis para a aprendizagem das propriedades específicas do Sistema de Escrita Alfabética, reiterando, desse modo, a eficácia de seu uso planejado no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Tatiana Andrade FERNANDES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Andréia OSTI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-03-09

Como Citar

FERNANDES, T. A., & OSTI, A. (2016). O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E ESCRITA. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.07.p81

Edição

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