O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.07.p81Palavras-chave:
Alfabetização. Jogo. Didática. Metodologia.Resumo
Este artigo analisa os cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a finalidade de investigar de que forma o programa compreende e recomenda a utilização de recursos lúdicos, especialmente os jogos pedagógicos, no período da alfabetização. Para isso, procedeu-se a leitura e análise de alguns dos cadernos de formação do ano de 2013 oferecidos pelo programa para averiguar como estes abordavam a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que um dos
princípios que embasa a proposta formativa do PNAIC é o lúdico como uma condição básica no processo de ensino-aprendizagem. Assim, foi possível verificar que o material traz uma abordagem teórica consistente acerca das contribuições dos jogos no processo de alfabetização, especialmente em como estes podem ser recursos viáveis para a aprendizagem das propriedades específicas do Sistema de Escrita Alfabética, reiterando, desse modo, a eficácia de seu uso planejado no processo de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.