POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Elianeth Dias Kanthack HERNANDES
  • Ana Paula Pereira OLIVEIRA
  • Camila Silvia dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.03.p25

Palavras-chave:

Formação Professores. Políticas Educacionais. PNAIC.

Resumo

Este texto tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. A seguir questionamos aos sujeitos da pesquisa sobre o material, suas concepções e efeitos que estaria, ou não, produzindo nas práticas de formação de Alfabetizadores. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas não ter como referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que têm alcançado maior sucesso no ciclo de alfabetização. Além disso, os cursistas explicitam algumas incoerências entre o que está sendo proposto pelos idealizadores do PNAIC e o que está sendo vivenciado na formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elianeth Dias Kanthack HERNANDES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Ana Paula Pereira OLIVEIRA

    Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Camila Silvia dos SANTOS

    Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-03-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HERNANDES, E. D. K., OLIVEIRA, A. P. P., & SANTOS, C. S. dos. (2016). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.03.p25