POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.03.p25Palavras-chave:
Formação Professores. Políticas Educacionais. PNAIC.Resumo
Este texto tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. A seguir questionamos aos sujeitos da pesquisa sobre o material, suas concepções e efeitos que estaria, ou não, produzindo nas práticas de formação de Alfabetizadores. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas não ter como referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que têm alcançado maior sucesso no ciclo de alfabetização. Além disso, os cursistas explicitam algumas incoerências entre o que está sendo proposto pelos idealizadores do PNAIC e o que está sendo vivenciado na formação.
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