A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DO DISTRITO FEDERAL SOBRE SUA PREPARAÇÃO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n2.5476Palavras-chave:
Educação especial. Educação inclusiva. Formação continuada de professores. Percepção de professores.Resumo
Este trabalho objetiva investigar o espaço destinado, na legislação e nas políticas públicas educacionais, à formação continuada para a educação inclusiva e a percepção de professoras a respeito de sua preparação para empreender a inclusão. Para a coleta de dados foram aplicados questionário e entrevista semiestruturada e realizou-se pesquisa documental acerca dos programas de formação continuada na área de
educação inclusiva. Com a análise das respostas do grupo estudado, observou-se que, embora tenham, em sua maioria, participado de atividades de formação na área da educação especial, as participantes não se sentem preparadas para a educação inclusiva e não reconhecem essa preparação nos demais professores. A carência de formação, para elas, é uma das maiores barreiras à inclusão, entre as quais também inserem a falta de apoio de outro proissional na sala de aula. O medo do desconhecido é outro aspecto constantemente citado pelas entrevistadas, classiicado como mais um entrave à inclusão.
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