EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS NÚCLEOS DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

Autores

  • Wanderley da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5079

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. Criatividade. Construção da pergunta.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apresentar a proposta e os desdobramentos do trabalho, em forma de oicinas, que foi desenvolvido com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos em duas escolas do município de Seropédica, RJ. A intenção do trabalho foi compartilhar um ambiente escolar capaz de oferecer as dimensões ilosóicas, artísticas e culturais em uma dinâmica colaborativa com os professores regentes das escolas. Esse trabalho recebeu o nome de Núcleo de Diálogos Interculturais – NDI, tendo como característica um espaço de criação entre a Universidade e a Escola, no qual os professores envolvidos, de ambos os espaços, pudessem redimensionar suas práticas a partir de uma escuta mais apurada dos alunos e de seus pares, como também da comunidade local. Apesar de preliminares, as conclusões aqui expostas corroboram a defesa
da construção de um ambiente escolar fundado na criatividade e na capacidade dos discentes de construírem as suas próprias interrogações, em benefício de uma aprendizagem signiicativa, democrática e multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley da SILVA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

SILVA, W. da. (2015). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS NÚCLEOS DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. Educação Em Revista, 15(02). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5079

Edição

Seção

Artigos