EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS NÚCLEOS DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5079Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Criatividade. Construção da pergunta.Resumo
O principal objetivo deste artigo é apresentar a proposta e os desdobramentos do trabalho, em forma de oicinas, que foi desenvolvido com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos em duas escolas do município de Seropédica, RJ. A intenção do trabalho foi compartilhar um ambiente escolar capaz de oferecer as dimensões ilosóicas, artísticas e culturais em uma dinâmica colaborativa com os professores regentes das escolas. Esse trabalho recebeu o nome de Núcleo de Diálogos Interculturais – NDI, tendo como característica um espaço de criação entre a Universidade e a Escola, no qual os professores envolvidos, de ambos os espaços, pudessem redimensionar suas práticas a partir de uma escuta mais apurada dos alunos e de seus pares, como também da comunidade local. Apesar de preliminares, as conclusões aqui expostas corroboram a defesa
da construção de um ambiente escolar fundado na criatividade e na capacidade dos discentes de construírem as suas próprias interrogações, em benefício de uma aprendizagem signiicativa, democrática e multicultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.