UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERFACE ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A PSICOPEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS PÚBLICOS-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4747Palavras-chave:
Educação Especial. Fonoaudiologia. Psicopedagogia. Pesquisa Bibliográfica.Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o que foi priorizadonas pesquisas brasileiras sobre a Fonoaudiologia na interface com a Psicopedagogia para o atendimento dos alunos com deficiências, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Como método, utilizouse a pesquisa bibliográfica mediante artigos, teses e dissertações encontradas nas bases de dados LILACS e BDTD-IBICTI, respectivamente. O presente estudo detectou oito produções voltadas à interface entre a Fonoaudiologia, Psicopedagogia e o atendimento dessa clientela, além de ressaltar que duas dissertações e uma tese relataram a presença da Psicopedagogia em suas abordagens. Sendo assim, as produções aqui analisadas integralmente com a temática em questão, revelam a necessidade de mais produções com a tríade Fonoaudiologia, Psicopedagogia e o atendimento de pessoas com deficiências, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Conclui-se, então, que a participação conjunta do fonoaudiólogo e do psicopedagogo, além de outros profissionais parece ser um dos caminhos mais adequados para permitir aos
alunos público-alvo da educação especial uma educação de qualidade que confronte suas dificuldades, limitações e dando suporte a seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.