EM BUSCA DE SI: A CONSTRUÇÃO DAS ESCOLHAS ESCOLARES NO ENSINO SECUNDÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3557Palavras-chave:
Ensino secundário, Escolhas escolares, Individuação adolescenteResumo
Dado facto de a obrigatoriedade escolar estender-se por um período de tempo cada vez mais longo, a escolaridade é hoje elemento central e constitutivo das biograias juvenis. De facto, atualmente a individuação adolescente (Breviglieri, 2007) assenta largamente no sistema de ensino e manifesta-se através da pluralidade das opções escolares disponíveis. No caso do sistema de ensino português, essa dimensão acentua-se fortemente à entrada do ensino secundário, dada a obrigação de o aluno ter de escolher uma área de estudos que integre já um projeto pessoal (de vida, de futuro). Neste artigo pretendemos debater questões que se prendem com a construção de escolhas escolares, os ingredientes de que esse processo se compõe, os sentimentos de dúvida e incerteza que levanta, a perceção de riscos que provoca, bem como as soluções adotadas pelos alunos do ensino secundário para lidar com tais dilemas. Iremos suportar a nossa análise num estudo empírico baseado em 24 entrevistas aprofundadas realizadas em 2009 a alunos do 10º e 12º ano de escolaridade em três escolas secundárias socialmente contrastantes do país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.