EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CIDADANIA: UMA LEITURA DA AÇÃO POLÍTICA DO POVO “RESSURGIDO” ARANÃ

Autores

  • Vera Lúcia Soares de ARAÚJO, Levino BERTAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3298

Resumo

A pesquisa intitulada "Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo 'ressurgido' Aranã" teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos "ressurgidos", a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das Organizações Não Governamentais (ONGs) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identiicamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oicialidade a etnia. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos signiicativos na cidadania. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizaram-se duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação cientíica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Levino BERTAN, V. L. S. de A. (2021). EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CIDADANIA: UMA LEITURA DA AÇÃO POLÍTICA DO POVO “RESSURGIDO” ARANÃ. Educação Em Revista, 14(1), 37–52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3298

Edição

Seção

Artigos