A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: REFLEXÕES ACERCA DO ROMPIMENTO DE PARADIGMAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3286Palavras-chave:
Escola, Família, Serviço Social, Gestão Participativa, LimitesResumo
As diversas concepções existentes em nossa sociedade, ora contém valores mantidos no seio das relações sociais, ora são valores construídos pelos eventos políticos, econômicos e sociais, como pelos contextos que determinaram o rumo dessas relações e como foram percebidas pelos indivíduos. Diante disso, os posicionamentos existentes sobre os limites entre escola e família, algo pouco esclarecido, muitas vezes anulam a troca de saberes entre as instituições, frustrando perspectivas de melhoria para a gestão participativa, um necessário processo para a formação de um conhecimento pautado pelas questões sociais em que a família e a escola estão imersas. A necessidade deste estudo foi sentida durante realização de uma pesquisa para obtenção do título de bacharel em Serviço Social, a respeito da inserção do Serviço Social nas escolas, como mediador entre família e escola, a im de que ambas possam ter sua participação garantida na gestão escolar – o que é previsto na legislação atual. No entanto, algumas questões não-resolvidas a respeito dos papéis sociais da família e da escola, como também do âmbito escolar, traduzem como os conceitos de limites da esfera psicossocial determinam que essas instituições não se aproximem. Portanto, este estudo vem esboçar os resultados obtidos a partir desta pesquisa realizada em 2011.
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