Materiais Educativos para a Comunicação com a Agricultura Camponesa na Perspectiva da Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2488Palavras-chave:
Agricultura Camponesa. Agroecologia. Educação PopularResumo
O presente artigo constitui-se em um esforço reflexivo sobre a elaboração de materiais de apoio pedagógico e de comunicação para comunidades, organizações e movimentos sociais camponeses. Contrapondo o padrão difusionista-excludente da extensão rural modernizante, a Agroecologia e a Educação Popular apresentam princípios e aportes metodológicos capazes de contribuírem na construção de novas abordagens comunicativas e de aprendizagem. Elas devem atuar em função da participação dos sujeitos e da apropriação coletiva dos saberes. A superação da visão hierárquica entre conhecimentos científicos e populares e o compromisso ético-político com as classes oprimidas devem orientar pesquisadores/as e extensionistas que atuem nesta perspectiva. São apresentadas e discutidas algumas iniciativas de diálogos com comunidades camponesas do nordeste de Minas Gerais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.