Materiais Educativos para a Comunicação com a Agricultura Camponesa na Perspectiva da Agroecologia

Autores

  • Gabriel Dayer Lopes de Barros Moreira
  • Claudenir Fávero

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2488

Palavras-chave:

Agricultura Camponesa. Agroecologia. Educação Popular

Resumo

O presente artigo constitui-se em um esforço reflexivo sobre a elaboração de materiais de apoio pedagógico e de comunicação para comunidades, organizações e movimentos sociais camponeses. Contrapondo o padrão difusionista-excludente da extensão rural modernizante, a Agroecologia e a Educação Popular apresentam princípios e aportes metodológicos capazes de contribuírem na construção de novas abordagens comunicativas e de aprendizagem. Elas devem atuar em função da participação dos sujeitos e da apropriação coletiva dos saberes. A superação da visão hierárquica entre conhecimentos científicos e populares e o compromisso ético-político com as classes oprimidas devem orientar pesquisadores/as e extensionistas que atuem nesta perspectiva. São apresentadas e discutidas algumas iniciativas de diálogos com comunidades camponesas do nordeste de Minas Gerais.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Moreira, G. D. L. de B., & Fávero, C. (2021). Materiais Educativos para a Comunicação com a Agricultura Camponesa na Perspectiva da Agroecologia. Educação Em Revista, 12(2), 75–90. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2488

Edição

Seção

Artigos