Websites educacionais: considerações acerca da arquitetura da informação no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Caroline Kraus Luvizotto
  • Elvis Fusco
  • Aline Cristina Scanavacca

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2319

Palavras-chave:

Processo Ensino-aprendizagem. Website Educacional. Arquitetura da Informação. Internet.

Resumo

A Internet constitui um meio que proporciona importantes possibilidades pedagógicas. É um meio que permite a inter e a pluridisciplinaridade e oferece caminhos para uma educação global. Além disso, a Internet possibilita a utilização de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam as mais diversas experiências pelo usuário. Neste sentido, este estudo destaca os websites como ferramentas de apoio à educação e, sua análise é relevante, pois poderá auxiliar na compreensão do processo de ensino-aprendizagem tendo a Internet como meio. Quando se considera a estrutura, a navegação e a apresentação dos websites educacionais existentes na Internet percebe-se que nem sempre são obedecidos conceitos e procedimentos para um desenvolvimento planejado e embasado que favoreça o aprendizado dos usuários (alunos e professores). Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da utilização da Arquitetura de Informação na estrutura e desenvolvimento de websites educacionais. A partir dos dados coletados na pesquisa bibliográfica uma análise foi conduzida a fim de deffinir a sugestão de Arquitetura de Informação para websites educacionais. Porem para ilustrar a proposta de arquitetura apresenta-se um modelo para o desenvolvimento de website educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Luvizotto, C. K., Fusco, E., & Scanavacca, A. C. (2021). Websites educacionais: considerações acerca da arquitetura da informação no processo de ensino-aprendizagem. Educação Em Revista, 11(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2319

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)