O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2318Palavras-chave:
Internet. Pesquisa. Plágio.Resumo
O artigo apresenta o resultado de um estudo sobre a apropriação das informações contidas na Internet pelos alunos do Ensino Médio, em suas pesquisas. Esta preocupação com a situação, no contexto brasileiro, nasceu devido a constatações em pesquisas internacionais, alertando que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar–colar”. Esse alerta traz a responsabilidade a nós, pesquisadores, em buscar alternativas na tentativa de ajudar professores nessa árdua tarefa de bem utilizar e se apropriar das informações da rede. A pesquisa contou com duas etapas, nas quais foi aplicado um questionário com questões abertas a 149 alunos do Ensino Médio de uma escola que realiza um trabalho de formação para a pesquisa, pelo desenvolvimento de projetos, paralelo às atividades regulares de ensino; em seguida, durante um ano, efetivou-se uma observação participativa das atividades desenvolvidas por alunos e professores. Entre outros resultados, pôde-se constatar que o conteúdo da Internet é um elemento corriqueiro nos trabalhos feitos pelos alunos e que a questão ética sobre a apropriação das informações não é totalmente clara a eles, de sorte que o plágio é uma presença constante, em seus textos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.