TRABALHO, GENERO E EDUCAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES AUTOGERIDAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2002.v3n3.2149Resumo
Este artigo ter como objetivo discutir a situação profissional e educacional da mulher em organizações econômicas autogestionarias. Para atingir esse intento, focalizamos a inserção da mulher na forma<;ao e evolução do mercado de trabalho assalariado. Apes, e por contraste, focalizamos a sua situa<;ao enquanto trabalhadora associada em cooperativas e empresas de autogestao, procurando mostrar que essas organiza<;oes sao portadoras de elementos de democratiza<;ao do poder. Derivadas dessa situa<;ao de classe e profissional, decorrem a<;oes educativas que tern a propriedade de promover urn movimento relativo de re-socializa<;ao da mulher no sentido de supera<;ao de sua tradicional subaltemidade profissional e social. Os dados apresentados e discutidos aqui derivam de pesquisas empfricas realizadas em organiza<;oes Econômicas autogestionarias que se encontram localizadas em divers os Estados do país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.