Filosofia como exercício espiritual na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1548Palavras-chave:
Experiência. Filosofar. Educação de jovens e adultosResumo
Este texto descreve e problematiza um trabalho educacional e filosófico com adultos não alfabetizados em um contexto urbano de pobreza. Tal atividade foi desenvolvida durante o período de um ano (2007-2008), na escola pública “Joaquim Silva Peçanha”, localizada na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O projeto “Em Caxias a Filosofia En-caixa?!” envolveu um programa de formação de professores dessa escola pública, que estudaram e praticaram a arte de conduzir experiências filosóficas com seus alunos, além da experiência dos autores com essa prática. Este artigo refere-se ao último aspecto do projeto discutindo e avaliando a prática da Filosofia como um modo de vida realizada na sala de alfabetização de adultos de uma escola pública. Também tem como objetivo demonstrar que: a) a Filosofia, como um modo de vida, pode ser praticada por qualquer adulto, independentemente do seu nível de alfabetização e escolarização; b) a Filosofia, como experiência vivida, pode ser uma prática transformativa que contribui para uma “leitura do mundo” (FREIRE,1995), condição epistemológica e política para uma alfabetização crítica; c) existe uma relação recíproca entre o diálogo e a maneira losó ca de viver que faz com que ambos se desenvolvam; e d) apesar das condições, tensões e desafios, existe nas escolas um espaço para inspirar e alimentar a Filosofia como modo de vida.Downloads
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