Contribuições ao ensino de Filosofia no Brasil a partir dos princípios deweyanos sobre educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1545Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Princípios Deweyanos. Educação.Resumo
Este estudo focaliza o “ensino de Filosofia”, procurando discutir os aspectos inerentes ao conteúdo da disciplina e aqueles de caráter educacional mais geral, em cujo âmbito a referida atividade se encontra envolvida. Iniciando por considerações concernentes à recente obrigatoriedade da disciplina, no Ensino Médio do Brasil, alude a questões relativas aos textos legais e às suas indicações sugestivas àqueles comprometidos com a efetiva formação dos educandos. Buscando inspiração em Dewey, a autora pontua as suas contribuições diante das problemáticas que, atualmente, são postas na berlinda das preocupações dos profissionais envolvidos na temática. O que deve ser tratado pelo professor, nas aulas oferecidas aos jovens do Ensino Médio? Qual o critério a ser levado em conta, ao se eleger o conteúdo a ser ensinado? Afinal, qual é a especificidade da disciplina? As ideias eweyanas relativas, principalmente, ao pensar reflexivo e à possibilidade de a escola permitir ao educando a apreensão dos nexos experienciais necessários para que possa usufruir de uma experiência efetivamente educativa, em direção a um maior crescimento, podem propiciar ricas sugestões. Pelo menos, são ideias desafiadoras diante da tradição das licenciaturas neste país, em que frequentemente o estudante e, posterior tímido professor de Filosofia, parece não se sentir estimulado a experimentar o gosto pela educação, demonstrando indecisão frente à possibilidade de abandonar uma alternativa mais sofisticada, o bacharelado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.