TEMPO, FANTASIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL

ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS NAS POLÍTICAS FEDERAIS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024004

Palavras-chave:

Tempo Integral, Educação Integral, Teoria do Discurso, Lógica Fantasmática, Políticas Federais de Ampliação da Jornada Escolar

Resumo

Este presente artigo, embasado no referencial teórico-analítico da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, tem por objetivo discutir a fantasia de que a educação em tempo integral dará conta de promover uma formação humana mais completa (significada como Educação Integral) aos diferentes sujeitos do processo formativo. Para esta finalidade, o texto analisa três políticas federais de ampliação da jornada escolar no Brasil, a saber: 1- Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs); 2- Programa Mais Educação (PME); e 3- Programa Novo Mais Educação (PNME), na perspectiva de evidenciar como os tempos Chronos e Kairós vêm sendo pensados nestas políticas e contribuem para a sedimentação de determinados sentidos de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jun. 2014.

BRASIL. Portaria Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 abril. 2007.

BRASIL. Portaria n. 1144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 de out, 2016.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação. Americana/SP, Ano XII, n. 23, p. 341-368, 2º Semestre/2010. Disponível em: https://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/caliman-pedagogia-social-transformadora.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.

CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p.51- 63, abr., 2009a. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2418. Acesso em: 17 ago. 2021.

CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Notas sobre o conceito de educação integral. In. COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2009b. (p. 41-51).

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da educação integral. Brasília: Em Aberto, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2420. Acesso em: 17 ago. 2021.

GLYNOS, Jason. Ernesto the tension dweller: on paradox, political discourse, and affect. Revista pléyade, n. 16, p. 49-55, jul./dez., 2015. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1319993-ernesto-tension-dweller-paradox-political-discourse-affect. Acesso em: 17 ago. 2021.

GLYNOS, Jason. Ideological fantasy at work. Jornal of Political Ideologies, v. 13, n. 3, p. 275-296, out., 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13569310802376961. Acesso em: 17 ago. 2021.

GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In.: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Souza de. (Orgs.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. (p. 53-103).

GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In.: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Souza de. (Orgs.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. (p. 53-103).

GLYNOS, Jason; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Souza de; BURITY, Joanildo. Critical fantasy studies: neoloberalism, education and identification. An interview with Jason Glynos. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 24, n. 52, p. 145-170, set./dez., 2019. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1378. Acesso em: 17 ago. 2021.

GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Lacan and political subjectivity: fantasy and enjoyment in psychoanalysis and political theory. Subjectivity, v. 34, p. 256-274, 2008. Disponível em: https://repository.globethics.net/handle/20.500.12424/3746294. Acesso em: 17 ago. 2021.

GUARÁ, Isa Maria F. R. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC, São Paulo, n. 2, p. 15-24, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/168. Acesso em: 17 ago. 2021.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LACLAU, Ernesto. Poder e representação. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 7, p. 7-28, dez., 1996. Disponível em: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/93. Acesso em: 17 ago. 2021.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015a. (Coleção Contrassensos).

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Pós-marxismo sem pedido de desculpas. In.: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de. A teoria do discurso de Ernesto Laclau. Ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015b. (p. 35-72).

OLIVEIRA, Veronica Borges de; JESUS, Ana Paula de. Fazendo a “racionalidade” tremer: notas disruptivas acerca da BNC-Formação. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 31-50, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1494. Acesso em: 17 ago. 2021.

PARENTE, Claudia da Mota Darós. A construção dos tempos escolares. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 02, p.135-156, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/NbYy4wBsgKTJsyJTbDLsL3C/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2021.

SOBRINHO, José Amaral. PARENTE, Marta Maria de Alencar. CAIC: Solução ou Problema? Rio de Janeiro: IPEA, 1995. (Resultado da pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

Como Citar

Bernardino Sirino, M. (2024). TEMPO, FANTASIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS NAS POLÍTICAS FEDERAIS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL. Educação Em Revista, 25, e024004. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024004