Ensino de Filosofia de uma perspectiva histórico-problematizadora

Autores

  • Renê José Trentin SILVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1544

Palavras-chave:

Ensino de Filoso?fia. Filosofi a. Ensino Médio

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que o ensino de Filosofia, mesmo quando concebido como reflexão sobre problemas da realidade atual, não pode deixar de proporcionar aos alunos o contato com as obras dos filósofos e a história da filosofia, contato este que deve ocorrer pela mediação do professor. Partindo-se do sentido etimológico da palavra filosofia, procura-se evidenciar a natureza problematizadora e investigativa do filosofar e caracterizá-lo como busca do saber, a qual pressupõe a admiração e a problematização das crenças cotidianas. Nesse sentido, a filosofia é a crítica e a superação do senso comum, como salienta Gramsci. O caminho pelo qual a filosofia realiza essa busca do saber é a reflexão sistemática e crítica sobre problemas da realidade. Essa reflexão, por sua vez, apoia-se no pensamento dos filósofos do passado e do presente que se ocuparam desses mesmos problemas, trazendo contribuições essenciais para sua compreensão e enfrentamento . Desse modo, a história da filosofia passa a ser entendida como “[...] contínua solução de problemas colocados pelo desenvolvimento histórico.” (GRAMSCI, 2001a, p. 343), adquirindo novo significado para o ensino dessa disciplina. Delineia-se, assim, aquilo que se poderia denominar de concepção histórico-problematizadora do ensino da  filosofia.

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Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVEIRA, R. J. T. (2021). Ensino de Filosofia de uma perspectiva histórico-problematizadora. Educação Em Revista, 12(1), 139-154. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1544