O ensino de Filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1542Palavras-chave:
Filosofia. Ensino. Professores. Concurso PúblicoResumo
Com a recente aprovação, em junho de 2008, pelo Congresso Nacional, da lei que altera o artigo 36 da LDB 9394/96, tornando a Filosofia e a Sociologia disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio, o ensino da Filosofia retoma seu espaço na grade curricular. Trata-se agora de legitimar essa nova realidade, pois, ainda que as condições de seu retorno do ponto de vista legal sejam seguras, o mesmo não se pode afirmar em relação a sua efetividade em sala de aula. Entre outras frentes de discussão acerca do lugar da Filosofia como disciplina curricular, pode-se apontar a problemática do recrutamento e seleção dos professores para o exercício profissional via concursos públicos. O problema central – objeto da presente reflexão – é saber até que ponto os concursos públicos para professores de Filoso a da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná podem ser tomados como referência para a efetivação da disciplina de Filosofia, no currículo do Ensino Médio. A análise foi feita a partir dos editais e das provas dos concursos públicos para professores de Filosofia, realizados nos anos de 1991, 2004 e 2007.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.