AS INFLUÊNCIAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL

Autores

  • Alex Vieira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Edna Cristina do Prado Universidade Federal de São Carlos
  • Inalda Maria dos Santos Unversidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024002

Palavras-chave:

Educação de Tempo Integral., Ensino Médio, Programa Alagoano de Ensino Integral

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a educação de tempo integral e objetiva apresentar uma discussão acerca das influências político-educacionais no processo de criação do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), implementado no ano de 2015, por meio do Decreto nº 40.207, de 20 de abril de 2015 e reestruturado pelo Decreto nº 50.331, de 12 de setembro de 2016. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados deu-se por meio da análise documental e da entrevista semiestruturada com os dois supervisores do Ensino Médio que atuaram ativamente no processo de criação e reformulação da política; a gestora e o coordenador da escola escolhida como piloto, no ano de 2015. Os resultados mostram que o processo de criação do PALEI está em consonância com as políticas de cunho gerencial, respaldado em considerações político-educacionais que padronizam, homogeneízam e descaracterizam a escola e suas especificidades, contrariando os princípios e pressupostos da educação integral preconizada pelo Movimento dos Pioneiros da Educação Nova, na década de 30 do século XX. 

Biografia do Autor

  • Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Educação. Professor da rede estadual de ensino de Alagoas e da rede municipação de Maceió. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL).

  • Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL).

  • Inalda Maria dos Santos, Unversidade Federal de Alagoas

    Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5520-2668

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Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

Como Citar

AS INFLUÊNCIAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL . (2024). Educação Em Revista, 25, e024002. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024002