Aula de Filosofia e avaliação

Autores

  • Katiuska Izaguirry MARÇAL
  • Elisete M. TOMAZETTI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1540

Palavras-chave:

Avaliação. Filosofia. Ensino Médio.

Resumo

O debate em torno do ensino da Filosofia cresce e se reforça, especialmente depois da efetivação legal da disciplina, no ensino básico brasileiro. Apesar do movimento crescente de discussões sobre metodologias, didáticas, ensino e aprendizagem, a questão da avaliação em Filosofia, no Ensino Médio, ainda é assunto incipiente, senão inexistente, tanto nas escolas básicas como nas licenciaturas, afora a falta de literatura para esta discussão. Entendemos, portanto, que a avaliação em Filosofia constitui temática pouco explorada e, por isso mesmo, muito  fértil enquanto pauta para as questões de ensino da Filosofia. O presente texto tem por objetivo delinear e analisar as formas de avaliação mais recorrentes na prática pedagógica do professor de  Filosofia do Ensino Médio. Por conseguinte, questiona a relação entre formação inicial dos professores e cultura escolar. A análise tem por base entrevistas individuais realizadas com professores da rede pública de ensino, assim como o relato etnográfico elaborado a partir da observação em uma turma de Ensino Médio. Os dados constituem parte do Projeto de Pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, desenvolvido entre 2004 e 2009, na Universidade Federal de Santa Maria – RS. 

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Biografia do Autor

Katiuska Izaguirry MARÇAL



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Publicado

2021-09-15

Como Citar

MARÇAL, K. I., & TOMAZETTI, E. M. (2021). Aula de Filosofia e avaliação. Educação Em Revista, 12(1), 97–108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1540

Edição

Seção

Artigos