Provocações: o ensino de Filosofi a pela exegese da história da Filosofi a ou discursos de opiniões (DOXAI) no cotidiano escolar?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1538Palavras-chave:
Discurso de opiniões. Doxai. Cotidiano escolar.Resumo
Na tessitura deste artigo, são apresentadas algumas investigações e provocações sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Devemos ensinar a Filosofia através da exegese dos sistemas filosóficos, da História da Filosofia ou através dos discursos de opiniões (doxai) relativos às situações do cotidiano dos estudantes? As discussões suscitadas exclusivamente na emergência dos acontecimentos não poderão conduzir à prática de discussões superficiais Quais estudos, conteúdos, experiências e problematizações filosóficas poderão possibilitar significados, na vida dos estudantes? Nessa perspectiva, alguns conceitos como cotidiano e discursos de opiniões foram sendo desconstruídos, pois se pode pensar ou admitir que sejam obstáculos para o pensar crítico e filosófico. É proposto neste trabalho um novo cenário para as aulas de Filosofia: que os professores e estudantes vivenciem a Filosofia como exercício do pensamento, problematização das ideias e da vida, possibilitando a criação de novas versões do mundo, novos conceitos. O ensino de Filosofia como experiência do pensamento deve estar na ordem dos acontecimentos, no estudo e problematização da História da Filosofia com as inquietações do cotidiano dos estudantes. Que seja possível atualizar as discussões filosóficas, através da philia em novas Ágoras.Downloads
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