O lugar lacunar da Filosofia no Ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1537Palavras-chave:
Ensino Médio. Pensamento. Currículo.Resumo
O texto articula os elementos de complexidade que marcam a nova situação de uma presença obrigatória da Filosofia no Ensino Médio. A título de constituição do lugar da Filosofia na escola média, debate-se a sua presença legal, as exigências da legislação quanto ao que se espera da formação desenvolvida no Ensino Médio, as contradições do processo de institucionalização da Filosofia como disciplina, a crítica ao seu formato de disciplina e a própria tensão que envolve a dinâmica curricular. Por fim, aponta-se para possibilidades Filosóficas para o Ensino Médio considerando breves recortes do pensamento de Hannah Arendt.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.