Pequenas questões sobre o ensino de Filosofia

Autores

  • Roberto RONDON

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1535

Palavras-chave:

Educação. Filosofia. Ensino de Filosofia

Resumo

Nesse artigo, apresentamos uma reflexão sobre a prática do ensino de Filosofia no Ensino Médio, no ambiente escolar, com base na colocação de quatro questões: “Ensinar para quem?”; “Por que ser professor de Filosofia?”; “Ensinar o quê?”; “Ensinar como?”. A partir delas, mediados por nossa experiência e a colaboração dos autores estudados, procuramos traçar algumas reflexões que nos auxiliem a elaborar um ensino de Filosofia que respeite a diversidade cultural dos alunos das diversas regiões do país, pois ensinar Filosofia no Ensino Médio nos situa num determinado ponto da estrutura educacional brasileira, que nos revela, quando ingressamos em seu cotidiano, uma infinidade de distintos sujeitos e formas de organizar a vida. Isso, sem perdermos a perspectiva universal do discurso filosofico, principalmente em seu desafio moderno de colaborar com a construção de sujeitos livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

RONDON, R. (2021). Pequenas questões sobre o ensino de Filosofia. Educação Em Revista, 12(1), 25–38. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1535

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.