Pequenas questões sobre o ensino de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1535Palavras-chave:
Educação. Filosofia. Ensino de FilosofiaResumo
Nesse artigo, apresentamos uma reflexão sobre a prática do ensino de Filosofia no Ensino Médio, no ambiente escolar, com base na colocação de quatro questões: “Ensinar para quem?”; “Por que ser professor de Filosofia?”; “Ensinar o quê?”; “Ensinar como?”. A partir delas, mediados por nossa experiência e a colaboração dos autores estudados, procuramos traçar algumas reflexões que nos auxiliem a elaborar um ensino de Filosofia que respeite a diversidade cultural dos alunos das diversas regiões do país, pois ensinar Filosofia no Ensino Médio nos situa num determinado ponto da estrutura educacional brasileira, que nos revela, quando ingressamos em seu cotidiano, uma infinidade de distintos sujeitos e formas de organizar a vida. Isso, sem perdermos a perspectiva universal do discurso filosofico, principalmente em seu desafio moderno de colaborar com a construção de sujeitos livres.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.