ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Mara Cristina Pereira Pereira Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024012

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Texto Literário.

Resumen

Por meio de abordagem qualitativa, este artigo, de cunho exploratório-analítico, objetiva suscitar uma análise de cunho teórico envolvendo o processo de ensino-aprendizagem articulando ao surgimento do letramento ligado à alfabetização e tendo no texto literário um lugar significativo de efetivação de um ensino-aprendizagem voltado a atividades significativas. Enquanto base conceitual buscou-se respaldo majoritariamente, mas não exclusivamente, em reconhecidas (os) autoras (es) tais como: Brian  Street (1995, 2012), Magda Soares (2004,2005, 2009), Rildo Cosson (2006) e Antônio Cândido (2004). Entre os elementos que se procurou evidenciar, o trabalho com o texto literário mostrou-se como um fator de destaque na discussão levantada.

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Publicado

2024-06-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. (2024). Educação Em Revista, 25, e024012. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024012