ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O TEXTO LITERÁRIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024012Palabras clave:
Alfabetização. Letramento. Texto Literário.Resumen
Por meio de abordagem qualitativa, este artigo, de cunho exploratório-analítico, objetiva suscitar uma análise de cunho teórico envolvendo o processo de ensino-aprendizagem articulando ao surgimento do letramento ligado à alfabetização e tendo no texto literário um lugar significativo de efetivação de um ensino-aprendizagem voltado a atividades significativas. Enquanto base conceitual buscou-se respaldo majoritariamente, mas não exclusivamente, em reconhecidas (os) autoras (es) tais como: Brian Street (1995, 2012), Magda Soares (2004,2005, 2009), Rildo Cosson (2006) e Antônio Cândido (2004). Entre os elementos que se procurou evidenciar, o trabalho com o texto literário mostrou-se como um fator de destaque na discussão levantada.
Referencias
ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de. Currículo no ciclo de alfabetização: Princípios gerais. In: Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa - Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2018.
BRITTO, Luiz P. L. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participação. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003, p.47-63.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
COOK-GUMPERZ, Jenny. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável. In: COOK-GUMPERZ, Jenny. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
COLOMER, Tereza, Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GLÉRIA, Ana C. F. C. Escola da vida: conhecimentos de adultos analfabetos sobre a escrita. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2010.
INDICADOR Nacional de Alfabetismo Funcional. INAF 2001: INAF 2001 Relatório disponibilizado para a imprensa. 2001 (mimeo).
KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 144 p. 2009.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995, p. 15-16.
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, Cefiel/ IEL/Unicamp, 2005.
KLEIMAN , Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008, p. 17.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A literatura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
MORTATTI, Maria do R. L. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Brasília, 2006.
SOARES, Magda. O que é letramento e alfabetização? SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. Visualizar documento.[GS Search], 1998.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil. Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global. 2. ed. 2004, p. 89-114.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
STREET, Brian. Social Literacies. Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. Harow: Pearson, 1995.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I. (org). Discursos e práticas de letramento: pesquisas etnográficas e formação de professores. São Paulo: Mercado das Letras, 2012, pág. 76.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
TFOUNI, Leda V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.
TFOUNI, Leda V. Letramento e Alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
XAVIER, Antônio C. dos S. Letramento digital e ensino. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, 2005, p. 133-148.
ZILBERMAN, Regina. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Alea: Estudos Neolatinos. vol.10 nº 1. Rio de Janeiro. Jan-Jun, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.