OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024007

Palabras clave:

Desenvolvimento moral, Prática Docente, Conflitos interpessoais

Resumen

Este texto tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento da moralidade na escola. Alicerçado em pesquisa bibliográfica, é baseado em produções acadêmicas que tratam do desenvolvimento moral, à luz da teoria construtivista. Este trabalho sustenta a ideia de que o professor deve ser instrumentalizado, desde a sua formação, para trabalhar com os valores morais na escola, já que é nesse espaço que as relações sociais acontecem e os conflitos interpessoais são inevitáveis. Argumenta-se a necessidade de que os docentes entendam a complexidade desse processo e sua relevância para a convivência no ambiente escolar. Como resultados, espera-se que possamos refletir na responsabilidade dos professores no processo de desenvolvimento moral dos alunos, considerando que suas atitudes e discursos frente aos conflitos escolares, impacta diretamente na formação do sujeito. Ressalta-se, então, a necessidade de repensar os cursos de formação para professores, com o intuito de melhorar a qualidade da prática docente para uma educação em valores mais efetiva no exercício da cidadania.

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Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Fernandes, E. D. Q., & Martins, R. A. (2024). OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS. Educação Em Revista, 25, e024007. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024007

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