OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024007

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, Prática Docente, Conflitos interpessoais

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento da moralidade na escola. Alicerçado em pesquisa bibliográfica, é baseado em produções acadêmicas que tratam do desenvolvimento moral, à luz da teoria construtivista. Este trabalho sustenta a ideia de que o professor deve ser instrumentalizado, desde a sua formação, para trabalhar com os valores morais na escola, já que é nesse espaço que as relações sociais acontecem e os conflitos interpessoais são inevitáveis. Argumenta-se a necessidade de que os docentes entendam a complexidade desse processo e sua relevância para a convivência no ambiente escolar. Como resultados, espera-se que possamos refletir na responsabilidade dos professores no processo de desenvolvimento moral dos alunos, considerando que suas atitudes e discursos frente aos conflitos escolares, impacta diretamente na formação do sujeito. Ressalta-se, então, a necessidade de repensar os cursos de formação para professores, com o intuito de melhorar a qualidade da prática docente para uma educação em valores mais efetiva no exercício da cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, U. F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.26, n.2, p.91-107, jul./dez. 2000.

ARAÚJO, U. A construção social e psicológica dos valores. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M.; ARANTES, V. A. (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007, p. 17-64.

ASSIS, O. Z. M. A formação da personalidade ética: Introdução. In: TOGNETTA, L. R. P. A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: apresentação dos temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.

D ́AUREA-TARDELI, D. Adolescência, personalidade e projeto de vida solidaria. In: LA TAILLE, Y.; MENIN, M. S. S. (org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

D’AUREA-TARDELI, D.; PASQUALINI, A. R. B. Educação em Valores: possibilidades de intervenção pedagógica na resolução de conflitos escolares. In: TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? Contribuições da Psicologia, Campinas - SP: Mercado das letras, 2011. p. 191-228.

DELVAL, J. Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedad. Educar, Curitiba, n.30, p.45-64, 2007. Editora UFPR.

FERNANDES, E. D. Q.; MARTINS, R. A. Competência moral: os desafios no contexto escolar. In: Bataglia, P. U. R.; Alves, C. P.; Parente, E. M. P. R. (Org.) Estudos sobre competência moral: propostas e dilemas para discussão. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

LA TAILLE, Y. A construção da personalidade moral: prefácio a edição brasileira. In: PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Editora Ática, 1998.

LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Y.; MENIN, M. S. S. (org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEPRE, R. M. Por que estudar a moralidade humana e seus possíveis desdobramentos? In: MARTINS, R. A.; CRUZ, L. A. N. Desenvolvimento sócio moral e condutas de risco em adolescentes. Campinas: Mercado das letras, 2015, p. 9-24.

LEPRE, R. M. A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia. Educação, n.44, p.1-25, 2019.

LIND, G. How to teach morality, Promoting Deliberation and Discussion, Reducing Violence and Deceit. Berlin: Editora Logos Verlag, 2016.

MARQUES, C. A. E.; TAVARES, M. R.; MENIN, M. S. S. Valores sociomorais: reflexões para a educação (1). Americana, SP: Adonis, 2019.

MARTINS, R. A. et al. Quando ajudar é preciso! O valor da solidariedade. 1. ed. Americana: Adonis, 2017.

OMS. Organização Mundial da Saúde. WHO Director-General´s opening at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-COVID-19---11-march-2020

PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.

PIAGET, J. Os procedimentos de Educação Moral. In. MACEDO, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1930/1996.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Editora Ática, 1998.

RAZERA, J. C. C. O ensino de ciências entre a cultura do tédio e do sentido. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 01, p. 157-164, jan./abr. 2011.

SANTOS, A. C. B. H.; TREVISOL, M. T. C. O desenvolvimento moral do aluno: um estudo sobre as experiências pedagógicas realizadas na escola. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE. Pontifica Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011.

SCRIPTORI, C. C. Aproximações e distanciamentos didático-pedagógicos de uma formação para a cidadania: o texto escolar em pauta. In: XIII ENDIPE - XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: compromisso com a Inclusão Social. Recife, PE: Editora UFPE, 2006. v. único. p. 1-16.

SILVA, I. A. Concepções de educação moral de professores do ensino fundamental: análises a partir de uma atividade formativa desenvolvida na escola. 185f. Doutorado. Tese. Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP, Marília, 2018.

TAVARES, M.R.; MENIN, M.S.S. (Coord.). Avaliando valores em escolares e seus professores: proposta de construção de uma escala. Textos FCC. São Paulo: FCC-DPE, v.46, out. p. 1-85, 2015.

TAVARES, M. R. et al. Construção e Validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.159, p.186-210, jan./mar. 2016.

TOGNETTA, L. R. P.; ASSIS, O. Z. M. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.1, p.49-66, jan./abr. 2006.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado das letras, 2007.

TOGNETTA, L. R. P. A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

TOGNETTA, L. R. P. A temática da convivência ética em contextos escolares. Revista online de Políticas e Gestão Educacional, Araraquara, v.26, n. esp. 3, p. 1-24, jul. 2022.

VINHA, T. P.; ASSIS, O.Z.M. O direito de aprender a conviver: O ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia moral segundo a perspectiva construtivista. Anais do XXIV Encontro Nacional de Professores do Proepre: O direito de aprender. Campinas, SP: FE, Unicamp; Art Point. 2008.

VINHA, T. P.; TOGNETTA, L. R. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais dos valores. Revista Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 525-540, set/dez, 2009

VINHA, T. P.; MORAIS, A. de; MORO, A. (org) Manual de orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar. Campinas, SP:FE/UNICAMP, 2017.

VINHA, T. P. Prefácio. In: Bataglia, P. U. R.; Alves, C. P.; Parente, E. M. P. R. (Org.) Estudos sobre competência moral: propostas e dilemas para discussão. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fernandes, E. D. Q., & Martins, R. A. (2024). OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO MORAL DOS ALUNOS. Educação Em Revista, 25, e024007. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024007