Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p179Palavras-chave:
Educação Midiática, Cultura Digital, Fake NewsResumo
Frente à necessidade dos professores de auxiliarem os alunos a lidarem com a infodemia, uma vez que atualmente as salas de aula estão inseridas numa cultura digital, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo apresentar as possibilidades de desenvolver nos alunos um senso crítico em relação às informações que os cercam. Para tal, foi feita em 2021 uma pesquisa de abordagem qualitativa. De acordo com o objetivo traçado, o tipo de pesquisa foi a descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, optou-se pelas pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados revelam a importância da educação midiática que abrange o desenvolvimento de competências para combater a desinformação e, ao mesmo tempo possibilita criar um ceticismo saudável, pois a escola é o ambiente que forma cidadãos midiáticos, onde os alunos constroem a relação com o conhecimento e a informação. A partir dessa necessidade, este artigo apresenta 12 dicas para identificar uma fake news e, sugere cinco atividades pedagógicas que ajudam na identificação dessas fake news.
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