Educação profissional e formação para a cidadania

entre legislações e possibilidades pedagógicas

Autores

  • Laís Barbosa Patrocino Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p27

Palavras-chave:

educação profissional., educação para a cidadania, diretrizes curriculares

Resumo

O artigo discute a formação para a cidadania na Educação Profissional. Para tanto, procedese a uma análise histórica das legislações brasileiras em torno da Educação Profissional, bem como de suas Diretrizes Curriculares, de modo a identificar como o tema da cidadania permeia as perspectivas políticas para esse segmento da educação. Além disso, discute-se perspectivas educacionais de formação para a cidadania à luz de Paulo Freire e práticas pedagógicas que podem ser introduzidas no cotidiano educacional voltadas para esse objetivo. Há uma nova guinada conservadora nas propostas para a Educação Profissional que pode ser enfrentada no cotidiano pedagógico com práticas voltadas para a formação para a cidadania.

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Referências

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Patrocino, L. B. (2021). Educação profissional e formação para a cidadania: entre legislações e possibilidades pedagógicas. Educação Em Revista, 22(esp2), 27–38. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p27