Educação, ciência e verdade em tempos de “miséria do saber”

Autores

  • Helton Messini Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p137

Palavras-chave:

Verdade, Saber, Pós-modernidade

Resumo

O presente estudo procura compreender a amplitude dos fenômenos do negacionismo científico, do revisionismo, do relativismo, bem como, das chamadas fake news na produção do conhecimento a partir do contexto de crise estrutural do capital, deveras hiper dimensionada pela pandemia da COVID-19. Buscamos analisar a contribuição das teorias da pós-modernidade que, junto às questões econômicas e políticas, propiciaram uma crise nos critérios de verdade, realidade e, sobretudo, na relevância do saber elaborado frente ao senso comum, contexto que denominamos de “miséria do saber”. Para tais análises, atentamos para a atualidade do método do materialismo histórico e dialético na configuração da categoria verdade distanciando-se, por um lado de uma matriz positivista com sua proposição de verdade absoluta e, por outro, de seu contrário, isto é, da suposição de inexistência por completo de uma ideia de verdade.

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Biografia do Autor

  • Helton Messini Costa, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação - NuFiPE vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF, do Grupo de Pesquisa Trabalho, Arte e Educação, vinculado ao Instituto Benjamin Constant - IBC e da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Costa, H. M. (2021). Educação, ciência e verdade em tempos de “miséria do saber”. Educação Em Revista, 22(esp2), 137-156. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p137