Educação, ciência e verdade em tempos de “miséria do saber”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p137Palavras-chave:
Verdade, Saber, Pós-modernidadeResumo
O presente estudo procura compreender a amplitude dos fenômenos do negacionismo científico, do revisionismo, do relativismo, bem como, das chamadas fake news na produção do conhecimento a partir do contexto de crise estrutural do capital, deveras hiper dimensionada pela pandemia da COVID-19. Buscamos analisar a contribuição das teorias da pós-modernidade que, junto às questões econômicas e políticas, propiciaram uma crise nos critérios de verdade, realidade e, sobretudo, na relevância do saber elaborado frente ao senso comum, contexto que denominamos de “miséria do saber”. Para tais análises, atentamos para a atualidade do método do materialismo histórico e dialético na configuração da categoria verdade distanciando-se, por um lado de uma matriz positivista com sua proposição de verdade absoluta e, por outro, de seu contrário, isto é, da suposição de inexistência por completo de uma ideia de verdade.
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