A formação dos formadores para a docência nas licenciaturas dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p199Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional, Formação para a Docência, Instituto Federal de EducaçãoResumo
Este ensaio objetiva discutir a importância da formação de formadores de professores para a docência nas Licenciaturas dos Institutos Federais de Educação (IFs) e para o seu Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Instituições que a partir da Lei 11.892/2008, passam de Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) para Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs) com status de universidade, implicando uma nova organização administrativa e pedagógica. Inicialmente apresenta-se uma reflexão sobre a importância e necessidade da formação para a docência e desenvolvimento profissional docente. Em seguida problematiza-se a formação docente para a atuação no contexto do ensino verticalizado nos IFs que incluem cursos de educação profissional integrada e concomitante ao ensino médio, cursos do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, cursos de formação inicial e tecnológica, cursos de bacharelado, Licenciaturas e cursos de pós-graduação latu sensu e strictu sensu; e, por fim, sinaliza-se a importância da formação continuada para a promoção do DPD, constituição dos saberes da docência, atuação docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no ensino verticalizado, bem como para a melhoria do ensino-aprendizagem nos cursos de Licenciatura.
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