Educação inclusiva no contexto da pandemia
relato dos desafios, experiências e expectativas
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p151Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Pandemia, Ensino RemotoResumo
O presente artigo versa sobre o desafio de se pensar na educação especial e inclusiva no cenário da pandemia provocada pelo Corona vírus causador da COVID-19. O objetivo deste artigo é relatar às formas que as atividades pedagógicas no ensino remoto foram planejadas, desenvolvidas e efetivadas, por duas professoras de educação especial, desde a suspensão das atividades presenciais. As discussões giram em torno das práticas pedagógicas adotadas diante do ensino remoto emergencial, interagem com as normativas do Ministério da Educação, com a falta de apoio e os poucos procedimentos propostos pelo governo federal que, em maior instância, antes da pandemia, com um sistema econômico neoliberal mundial tem transformado grandes conquistas sociais em nome dos interesses do capital. Para tanto, a metodologia adotava foi de cunho qualitativo, os relatos foram divididos em quatro categorias. Como resultados, as experiências relatadas pelas professoras evidenciaram uma ressignificação da educação. Também se destaca um estreitamento positivo nas relações família e escola, desenvolvendo um maior nível de comunicação, interação e troca de informações acerca dos comportamentos e aprendizado. Conclui-se que no âmbito educacional vivencia-se um momento de reflexão e luta por direitos, de saúde, cidadania, educação, igualdade, do bem público de qualidade acessível a todos.
Recebido em: 24/09/2020.
Aprovado em: 03/12/2020.
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Referências
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