Práticas de letramentos narradas por idosos
leituras lembradas, leituras cultivadas
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p67Palavras-chave:
Leituras, Letramentos, IdososResumo
A sociedade brasileira enfrenta mudanças socioculturais desencadeadas da crescente realidade longeva, por isso o compromisso de relevar políticas públicas de valorização as pessoas idosas, a fim de continuarem sujeitos ensinantes e aprendentes na vida pessoal, familiar e social. Mas, o que a sociedade lhes proporciona para dinamizarem a vida cotidiana, doutro modo, o que buscam realizar para manterem-se ativos na sociedade? A aprendizagem continuada surge como forma de ampliarem e cultivarem práticas de letramentos convencionais e digitais para sentirem-se incluídos na sociedade. O corpus de análise refere-se às suas práticas de leituras realizadas no tempo escolar e ampliadas atualmente, tais informações obtidas através de uma sondagem pedagógica, para fins de planejamento didático da disciplina Leitura e Produção Textual ministrada na Universidade Aberta a Maturidade (UAMA). Conforme análise observa-se que as práticas de letramentos (temporalidade escolar e atual) não apenas foram ampliadas, mas diversificadas em letramentos convencionais e digitais, considerando-se que estas informações orientam a elaboração de propostas didático-pedagógicas para a educação com idosos em espaço formal e informal.
Recebido em: 25/06/2020.
Aprovado em: 07/11/2020.
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