As relações entre escola e família
contribuindo com a aprendizagem e a formação do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p137Palavras-chave:
Escola , Família, AprendizagemResumo
Esse artigo surgiu da necessidade de discutir as relações existentes entre o ambiente escolar junto com a família, de modo a favorecer o aprendizado e contribuir para a formação do sujeito, pois a educação é tida como uma prática capaz de mudar o processo social no qual ele (o sujeito) está inserido. O conhecimento adquirido através do processo de ensino- aprendizagem é considerado o responsável por mudanças sociais das quais este sujeito venha participar, uma vez que a família ou a escola sozinhas não são capazes de desenvolver nos sujeitos o conhecimento necessário, ficando assim a importância do trabalho conjunto que deve existir entre as partes. O processo da educação é fundamental para que cada sujeito possa assim usufruir de forma igualitária de direitos e deveres oferecidos pela comunidade na qual este sujeito esteja inserido; isso só é possível através da educação. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratassem da temática - como também alguns livros de Paulo Freire.
Recebido em:12/05/2020.
Aprovado em: 04/12/2020
Downloads
Referências
BENVIDES, Maria Victória de Mesquita Soares. A cidadania Ativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2001.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
BUSCAGLIA, Leo. Os deficientes e seus pais. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
CANDAU, Vera Maria et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
ESTEVE, Júlia Maria. Mudanças sociais e função do docente. In: NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Ed. Porto, 1995.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra (1979).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Guia da escola cidadã; v. 4).
MARTINS; TAVARES. Sandra Veralúcia Marques; Helenice Maria. A família e a escola: desafios para a educação no mundo contemporâneo. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 256-263, 2010.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 1992.
RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. Série didática, FAETEC/IST, 2007.
SANTOS, L. F. A. do. Apostila metodologia da pesquisa científica II. Série didática, FAIT, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.