Identidade, linguagem e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p89

Palavras-chave:

Identidade, Linguagem, Escola

Resumo

Nos últimos anos, os pesquisadores que trabalham com disciplinas ligadas às ciências sociais têm apresentado um interesse intenso em questões relativas à identidade e linguagem, principalmente, ao tratarem de temas relacionados a gênero, sexualidade, nacionalismo, conflitos étnicos e cultura. A relevância atribuída a tais elementos é, também, devido à posição de centralidade e da complexidade de tais conceitos, sejam como elementos a serem explicados ou como componentes que possuem força explicativa. Dessa forma, o presente estudo objetivou refletir sobre a conexão entre linguagem e identidade no processo de construção social do sujeito na escola. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O estudo indicou que a linguagem e a identidade apresentam um caráter indissolúvel; que podem ser (re)criadas em contextos específicos de inclusão ou exclusão; que são dinâmicas; e que a escola pode atuar como um elemento fortalecedor ou dizimador das identidades humanas.

Recebido em: 23/04/2020.
Aprovado em: 01/12/2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre(UFAC); professora de Didática na Universidade Federal do Acre (UFAC). 

  • Luiz Antonio Gomes Senna

    Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio);professor titular de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

______. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar.

BRUNER, J. Atos de Significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.

CASTELLS, M. Poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2004.

______. Microfísica do Poder. 28ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014.

GIROUX, H. Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11 ed. Rio de janeiro: Vozes, 2013.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

KOCH, I. G. V. A interação pela linguagem. 11ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2004.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rufino, A. M. dos S., & Senna, L. A. G. (2021). Identidade, linguagem e escola. Educação Em Revista, 22(1), 89-102. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p89