Identidade, linguagem e escola
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p89Palavras-chave:
Identidade, Linguagem, EscolaResumo
Nos últimos anos, os pesquisadores que trabalham com disciplinas ligadas às ciências sociais têm apresentado um interesse intenso em questões relativas à identidade e linguagem, principalmente, ao tratarem de temas relacionados a gênero, sexualidade, nacionalismo, conflitos étnicos e cultura. A relevância atribuída a tais elementos é, também, devido à posição de centralidade e da complexidade de tais conceitos, sejam como elementos a serem explicados ou como componentes que possuem força explicativa. Dessa forma, o presente estudo objetivou refletir sobre a conexão entre linguagem e identidade no processo de construção social do sujeito na escola. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O estudo indicou que a linguagem e a identidade apresentam um caráter indissolúvel; que podem ser (re)criadas em contextos específicos de inclusão ou exclusão; que são dinâmicas; e que a escola pode atuar como um elemento fortalecedor ou dizimador das identidades humanas.
Recebido em: 23/04/2020.
Aprovado em: 01/12/2020.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
______. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
BRUNER, J. Atos de Significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.
CASTELLS, M. Poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2004.
______. Microfísica do Poder. 28ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014.
GIROUX, H. Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11 ed. Rio de janeiro: Vozes, 2013.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
KOCH, I. G. V. A interação pela linguagem. 11ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.