AVALIAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE ESCOLA REGULAR E ESCOLA ESPECIAL

  • Luan Henrique Moreira De Lima
  • Carlos Henrique Prevital Fileni Faculdade Euclides da Cunha
Palavras-chave: Atividade Motora Adaptada, Transtorno do Espectro do Autista, Desenvolvimento Motor

Resumo

O autismo é definido como um transtorno complexo do desenvolvimento que se divide em leve, moderado e severo, tendo sua condição de saúde caracterizada por déficit em três importantes áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamento. Este estudo teve como objetivo verificar o desenvolvimento motor de crianças com TEA (transtorno do espectro do autista), sendo de escola regular e escola especial (APAE). Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. Para avaliação do desenvolvimento motor foi utilizado o teste Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Foram avaliados 16 participantes de 8 a 12 anos de ambos os sexos. O teste nos possibilita analisar a coordenação de cada sujeito e verificar qual grupo possui um melhor desempenho. Na análise estatística descritiva e comparativa foi adotada significância p<0,05. Podemos destacar o quociente motor dos alunos da escola especial que 87,5% estão baixos em sua classificação e 12,5% se encontram regular, já na escola regular cerca de 37,5% estão com uma classificação regular e 62,5% dos alunos estão com sua classificação baixa. Diante do estudo podemos verificar um melhor desempenho no grupo escolar em relação ao grupo de escola especial, isso pode se dar ao fato da inclusão desses alunos nas aulas de educação física, porém quando analisamos estatisticamente os grupos não possuíram diferenças significantes.

Recebido em: 17/06/2019
Reformulado em: 30/07/2019
Aceito em: 30/07/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GADIA, C. Aprendizagem e autismo: transtornos da aprendizagem: abordagem neuropsicológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GORLA J.I, ARAÚJO P.F. Avaliação Motora em Educação Física Adaptada: teste KTK para deficientes mentais / José Irineu Gorla, Paulo Ferreira Araújo. – São Paulo: Phort, 2007.

GORLA, J.I. Coordenação corporal de portadores de deficiência mental: avaliação e interação. Campinas, 2001, pp 134, dissertação de mestrado em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP,2001.

JR, F. P (2019). QUANTOS AUTISTA HÁ NO BRASIL? Revista Autismo, 20-25

Matson JL, Mahan S, Fodstad JC, Hess JA, Neal D. Motor skill abilities in toddlers with autistic disorder, pervasive developmental disorder-not otherwise specified, and atypical development. Res Autism Spect Dis 2010; 4:444-49.

MENEZES, C. V. Relação entre desenvolvimento social e motor de transtorno do espectro do autista / Carla 84 f ; cm, 1976.

OLIVEIRA, A. M. B. C. Perturbação do espectro de autismo: a comunicação. Porto: ed. Porto, 2009.

PROJETO DE LEI N.° 8.483, DE 2017 Alterar o artigo 1° da Lei 10.048, de 08 de Novembro de 2000, que dispõe sobre o atendimento prioritário às pessoas que especifica a dá outras determinações.

Rosa Neto F, Amaro KN, Santos APM, Xavier RFC, Echevarriera JC, Medeiros DL, Gomes LJ. Efeitos de intervenção motora em uma criança com transtorno do espectro do autismo. Temas sobre Desenvolvimento 2013.

SACKS, Oliver. Um antropólogo em marte. São Paulo Summus Editorial, 1995
Schilling, V. F. Körper-koordination Test für Kinder KTK: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein: Beltz Test, 1974.
Seção
Relato de pesquisa