O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1) Os manuscritos deverão ser submetidos pelo site: se você já é cadastrado clicar em acesso acesso 

Caso não esteja cadastrado, deverá registrar-se antes, clicando aqui: Cadastrar

 

2) DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA:

 a) Artigo sem identificação dos autores, com no máximo 20 laudas e resenhas com no máximo 4 laudas (salvar no formato Word 97-2003.doc).

 b) Folha de rosto com nome completo, e-mail, e vínculo institucional de todos os autores (salvar no formato Word 97-2003 .doc).

3) FORMATAÇÃO DO ARTIGO

a) Envio: o artigo deverá ser enviado/salvo somente no formato Word 97-2003 .doc

Obs.: não usar .docx nem PDF

b) formatação: Papel A4 e com margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita 2 cm; espaço um e meio para o texto, e simples para o resumo e as referências; fonte Times New Roman, tamanho 12; texto justificado com parágrafos de 2 cm.

c) A primeira lauda do artigo deve conter: título (em português e inglês); título resumido (em português); resumo e palavras-chave (em português e inglês). *A tradução para o idioma em inglês é responsabilidade, exclusiva, dos autores, e não deve ser utilizado tradutor on line.

d) O resumo deverá expor o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões, quando se tratar de relato de pesquisa. Deverá conter, no máximo, 250 palavras, não conter parágrafos e nem conter citações de autores e datas. O resumo em inglês (Abstract) deverá ser apresentado logo após o resumo em português.

e) Palavras-Chave: fazer a indicação após o resumo (mínimo de três e máximo de cinco palavras).

f) O texto deve estar organizado conforme as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências (relatos de pesquisa não devem exceder 20 páginas). Todas as seções devem ser numeradas e sem ponto. Por exemplo: 1 Introdução, 2 Objetivo, 3 Método, 3.1 Participantes, 3.2 Procedimento para coleta de dados.

g) Usar negrito somente em títulos ou subtítulos. Para ressaltar expressões ou palavras usar o itálico.

h) Apoio financeiro e agradecimentos devem ser mencionados na folha de rosto.

i) Ilustrações: Qualquer que seja o seu tipo - desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros - devem ser incluídas ao longo do texto. Não usar ilustrações que excedam as margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, e não utilizar o formato paisagem.

Ilustrações: qualquer que seja o seu tipo, a identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos,  hífen, respectivo título de forma breve e clara. Ex: Quadro 1 – Título.

J) Quadro e Tabela: caso tenham sido elaborados pelos próprios autores inserir abaixo do quadro ou tabela:

Fonte: elaboração própria.

Legenda:  também na parte inferior, se for o caso

K) Citações referentes a Brasil: realizar uma revisão cuidadosa do texto no sentido de inserir (BRASIL, ano) em todas as citações de Resoluções, Leis, Decretos, Portarias, do CENSO, do INEP, do IBGE, em conformidade com o dado das Referências, que é BRASIL.

 4) NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 A Revista da SOBAMA adota as Normas da ABNT: para formatação, para citações e referências.

 4.1 NAS CITAÇÕES

a)  As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

b) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências. Ex: (REESIDE, 1927b).

c) Nas citações diretas, indicar a(s) página(s) consultada(s). Ex: (MUMFORD, 1949, p. 513).

d) Autores dentro de parênteses são separados por ponto e vírgula. Ex: (COELHO; BARROCO e SIERRA, 2011). O correto é (COELHO; BARROCO; SIERRA, 2011)

e) Não usar “e” ou "&" para os autores entre parênteses.

f) Autores dentro de parênteses: usar letra maiúscula. Ex.:  (BAKHTIN, 2008).

g) As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Ex: (KREPPNER, 1992, 2000, 2003).

h) Uso da expressão apud, conforme o modelo: Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3); (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

i) Usar a expressão et al. quando houver mais de três autores: (SILVA et al., 2000). Observe que et al. não é grafado em itálico

j) Para citações literais, entre aspas, indicar a página do livro ou do artigo. Ex: (SOUZA, 2001, p.13).

4.2 NAS REFERÊNCIAS

a) As referências são alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

b) A chamada dos autores deve conter: o sobrenome em letra maiúscula e o nome abreviado pela inicial. Ex: se o nome for Paulo Silva, a referência será SILVA, P.

c) O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título das referências deve ser o itálico (não usar negrito nem sublinhado).

d) Apenas para Brasília é preciso indicar a sigla do DF.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.