O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Rita Melissa Lepre Universidade Estadual Paulista - Bauru-SP
  • Amanda Kami Mura Inácio Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p94-108

Palavras-chave:

Autonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.

Resumo

O perdão pode ser considerado um componente moral que deve ser desenvolvido em consonância à construção da autonomia moral dos sujeitos. Neste estudo buscamos verificar como 10 (dez) crianças do primeiro ano do ensino fundamental concebem o perdão e suas possíveis relações com o desenvolvimento da autonomia moral. Como aporte teórico adotamos os estudos de Piaget (1930; 1932) sobre a moralidade humana e de Rique (2007, 2008, 2011) e Enrigth (1991, 1998) sobre o perdão. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o método adotado foi baseado no clínio piagetiano. Os resultados demonstraram que as crianças realizam raciocínios morais a partir de situações que envolvam a decisão de perdoar ou não e tendem a entender o perdão como desculpar alguém pelo ato cometido. Concluímos sublinhando a importância da mediação e intervenção do professor nas discussões morais que envolvam o perdão, visando a construção da autonomia moral dos educandos.

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Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigo