Cooperar e Abstrair:

uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online

Autores

  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande de Sul
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102

Palavras-chave:

Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.

Resumo

O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
BASSO,M.V.A.; BONA, A.S.D.; PESCADOR, C.M.; KOELHER,C.; FAGUNDES,
L.C. Redes Sociais: espaço de aprendizagem cooperativo digital. In: Conjectura:
Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 135-149, jan./abr. 2013
BONA, A. S. D. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, 2012. 252f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre:
UFRGS, 2012.
BONA, A.S.D. Portfólio de Matemática: um instrumento de analise do processo
de aprendizagem, 2010. 402f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática).
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre: UFRGS,
2010.
BONA, A.S.D.; BASSO, M.V.A. Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica. In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n 2, p.1-11, 2010.
BONA, et al. Concepções de Currículo, Projetos de Aprendizagem e Interação
no Projeto UCA/RS. In: Anais do Sbie – Wie - 22 Simpósio Brasileiro de Informática
na Educação e 17 Workshop de Informática na Escola, Aracaju, 2011.
BONA,A.S.D.; BASSO,M.V.A; FAGUNDES,L.C. A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática. In: RENOTE - Revista
Novas Tecnologias na Educação,v. 9,n. 2, p.1-11, 2011.
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 102
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
BONA,A.S.D.; FAGUNDES,L.C; BASSO,M.V.A. Facebook: um espaço digital de
aprendizagem cooperativa da Matemática. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação,v. 10,n. 2, p.1-11, 2012.
BONA, A.S.D.; FAGUNDES, L.C; BASSO, M.V.A. Gibi Digital: uma atividade
de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 2, p.1-10, 2012a.
BONA, A.S.D.; MATTOS, E.B.V.; ROSA, M.B.; PESCADOR, C.M; FAGUNDES,
L.C.; BASSO, M.V.A. Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir dos projetos de aprendizagem. In: RENOTE -
Revista Novas Tecnologias na Educação, v.10, n.1, p.1-11,2012.
BONA,A.S.D.;MORAES,A.;BASSO,M.V.A.;FAGUNDES,L.C. Cultura Digital e
Aprendizagem Cooperativa. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v.10, n.1, p. 1-11, 2012.
BONA, A.S.D.; SCHAFER, P.; FAGUNDES, L.C; BASSO, M.V.A. Cooperação na
Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por
Tecnologias Digitais. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n.
2, p.1–10 , 2011.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. In: Revista Educação e Pesquisa,
São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa.
22ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. Abstração Reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1977.
RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ed. São Paulo: Atlas,
1999.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigo