Terapia ocupacional mediando a interação de crianças no contexto da inclusão educacional

Autores

  • Marilene Calderaro Munguba Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2011.v11n2.508

Resumo

Objetivo: Analisar a interação dos alunos no contexto da inclusão educacional. Métodos: Estudo de campo, qualitativo e longitudinal. Analisou-se relações e interações de 14 crianças, três com necessidades educacionais especiais, em uma sala do Infantil 2 e outra do Infantil 4. Utilizou-se observação sistemática as turmas, entrevista não estruturada com as professoras, e grupo focal com a turma do Infantil 4, procedeu-se análise temática. Resultados: Evidenciou-se a dificuldade na comunicação na interação das crianças, sendo observado que, em ocasiões específicas, as crianças com necessidades educacionais especiais sempre estavam isoladas ou sendo aceitas por alguns componentes. Conclusões: Identificou-se que todas as crianças são bem acolhidas e aceitas pelo grupo, respeitando-se as diversidades das crianças. As estratégias terapêuticas ocupacionais podem desempenhar função determinante na atenção a essas crianças e na mediação da interação, no acompanhamento ao professor, facilitando a capacitação para adequar a abordagem, respeitando-as a diversidade no contexto da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Calderaro Munguba, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Ciências da Saúde e Mestra em Educação Especial. Docente do curso de Terapia Ocupacional da UNIFOR e Membro da Equipe de Assessores Pedagógicos do Centro de Ciências da Saúde da UNIFOR.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Edição

Seção

Artigos