Indisciplina escolar: reflexões

Autores

  • Graziela de Jesus FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP CAMPUS MARÍLIA
  • Graziela Zambão Abdian Maia FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP CAMPUS MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2010.v10n1.307

Resumo

O objetivo deste texto é realizar uma discussão sobre indisciplina escolar por meio de levantamento bibliográfico das pesquisas que vem sendo realizadas sobre a temática. Esta reflexão sobre a temática é parte do projeto de pesquisa “Indisciplina escolar: um estudo comparado da percepção da direção e dos docentes de uma escola particular e uma escola pública municipal das primeiras séries do ensino fundamental. Pode-se constatar por meio da literatura que a análise do quem vem a ser indisciplina escolar é fortemente influenciada pela concepção de educação escolar dos integrantes da escola. Um dos aspectos evidenciados com o estudo é que os problemas de indisciplina escolar, apesar de serem estudados sobre diversas perspectivas teóricas, não apresentam respostas concretas que possibilitem conceituá-los e/ou identificar suas causas diretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela de Jesus, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP CAMPUS MARÍLIA

Discente do curso de pedagogia – habilitação Deficiência Mental, membro do grupo de pesquisa CEPAE (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Administração Escolar).

Graziela Zambão Abdian Maia, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP CAMPUS MARÍLIA

Professora Drª. do departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus Marília, líder do grupo de pesquisa CEPAE.

Downloads

Publicado

2010-04-09

Edição

Seção

Artigos