Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar

Autores

  • Juliana ampregher PASQUALINI¹
  • Lidiane Teixeira Brasil MAZZEU²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.627

Palavras-chave:

Educação Escolar. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação Humana.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos para a defesa da educação de caráter escolar. Para tanto, fundamenta-se nas idéias defendidas pela pedagogia históricocrítica acerca da importância das atividades de ensino e de apropriação dos conteúdos da atividade humano-genérica, especialmente os conhecimentos científico, filosófico e estético, como essenciais ao processo de formação humana. A argumentação desenvolve-se em torno das seguintes temáticas: a concepção de homem e de educação, na pedagogia histórico-crítica; as origens da educação escolar; as contradições que permeiam a educação escolar, na sociedade de classes, e sua relação com a transformação social. A concepção de educação defendida pela pedagogia histórico-crítica é aqui considerada como o caminho para a superação do esvaziamento da educação escolar, tendo em vista o comprometimento com a formação humana emancipatória.

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Biografia do Autor

Juliana ampregher PASQUALINI¹

  

Lidiane Teixeira Brasil MAZZEU²

 

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

PASQUALINI¹, J. ampregher, & MAZZEU², L. T. B. (2021). Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar. Educação Em Revista, 9(1), 77–92. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.627

Edição

Seção

Artigos