A Filosofia nos tempos de hoje: algumas questões básicas na formação crítica do sujeito contemporâneo

Alex Sander da SILVA¹

Resumo


o artigo discute o ensino da filosofia a partir do debate entre o moderno e o pós-moderno, no espaço educacional. Nesse sentido, desenvolve uma argumentação sobre os deslocamentos paradigmáticos da modernidade, a fim de identificar na crise e na crítica da razão uma tendência à “desrazão”. Todavia, os ideais da racionalidade moderna, que são questionados pelo discurso pós-moderno, ainda preservam elementos de emancipação. Dessa forma, analisamos a importância de reafirmar o caráter emancipador da razão que esteja envolvida na formação crítica dos sujeitos, no processo pedagógico do ensino de filosofia contemporâneo.

Palavras-chave


razão; formação crítica; Filosofia

Texto completo:

PDF


Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Departamento de Administração e Supervisão Escolar

www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista