Cotidiano e Filosofia no Ensino Médio: mediações

Autores

  • Vandeí Pinto da SILVA.

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1543

Palavras-chave:

Mediações. Cotidiano. Ensino de Filoso?fia

Resumo

O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo  filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

SILVA., V. P. da. (2021). Cotidiano e Filosofia no Ensino Médio: mediações. Educação Em Revista, 12(1), 125–138. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1543

Edição

Seção

Artigos