FÉ, POESIA E SACRIFÍCIO NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKI

  • André Renato Oliveira SILVA
Palavras-chave: Tarkovski. O Sacrifício. Poesia. Metafísica.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma análise do filme O Sacrifício, do cineasta russo Andrei Tarkovski, a partir, principalmente, de elementos teóricos e estéticos apontados pelo próprio diretor, no livro Esculpir O Tempo (mistura de autobiografia e obra teórica sobre cinema). Também se buscará iniciar, dentro dos limites deste artigo, um possível diálogo entre a visão de cinema tarkovskiana e certas ideias do filósofo Gilles Deleuze, no livro A Imagem-Tempo (particularmente, o conceito central da “imagem-tempo”, em oposição à “imagem-movimento”). O objetivo geral é identificar e analisar os conteúdos metafísico-religiosos presentes na obra do cineasta, mostrando-os como linha de força central em sua filmografia, assim como os aspectos formais que fazem com que seu cinema possa ser definido como “cinema de poesia”, em oposição a um “cinema de prosa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Renato Oliveira SILVA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2015-01-27
Como Citar
SILVA, A. R. (2015). FÉ, POESIA E SACRIFÍCIO NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKI. BALEIA NA REDE, 1(11). Recuperado de http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/4622
Seção
Outros Focos