FÉ, POESIA E SACRIFÍCIO NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKI
DOI:
https://doi.org/10.36311/1808-8473.2014.v1n11.4622Palavras-chave:
Tarkovski. O Sacrifício. Poesia. Metafísica.Resumo
Este artigo pretende fazer uma análise do filme O Sacrifício, do cineasta russo Andrei Tarkovski, a partir, principalmente, de elementos teóricos e estéticos apontados pelo próprio diretor, no livro Esculpir O Tempo (mistura de autobiografia e obra teórica sobre cinema). Também se buscará iniciar, dentro dos limites deste artigo, um possível diálogo entre a visão de cinema tarkovskiana e certas ideias do filósofo Gilles Deleuze, no livro A Imagem-Tempo (particularmente, o conceito central da “imagem-tempo”, em oposição à “imagem-movimento”). O objetivo geral é identificar e analisar os conteúdos metafísico-religiosos presentes na obra do cineasta, mostrando-os como linha de força central em sua filmografia, assim como os aspectos formais que fazem com que seu cinema possa ser definido como “cinema de poesia”, em oposição a um “cinema de prosa”.Downloads
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