RAWLS E A JUSTIFICAÇÃO DA PUNIÇÃO

Autores

  • Denis COITINHO

Palavras-chave:

Punição, Responsabilidade moral, Equilíbrio reflexivo, John Rawls

Resumo

O objetivo central deste artigo é procurar compreender a concepção normativa híbrida usada por John Rawls para justificar moralmente a punição legal, fazendo uso de um recurso consequencialista, a fim de justificar a instituição da punição, isto é, a eficácia social e um recurso retributivista para justificar os atos punitivos particulares, ou seja, a culpa do agente. Analisaremos, especialmente, o artigo “Two Concepts of Rules” e o livro A Theory of Justice. Defenderemos que Rawls faz uso de uma visão liberal de punição, bem como utiliza o método de equilíbrio reflexivo, estipulando uma regra para aprovação da punição legal, a partir da coerência com nossos juízos morais ponderados, o que parece reconciliar a justiça retributiva com a justiça distributiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis COITINHO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

15-08-2017 — Atualizado em 17-02-2023

Como Citar

COITINHO, D. (2023). RAWLS E A JUSTIFICAÇÃO DA PUNIÇÃO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 40(3), 67–92. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7221

Edição

Seção

Artigos e Comentários