Nietzsche e a escrita artística do pensamento

Autores

  • Renarde Freire Nobre

Palavras-chave:

poesia, filosofia, Nietzsche, aforismos

Resumo

O artigo inicia-se com uma distinção entre poesia e filosofia, a partir do destaque à relação especial que a primeira mantém com a palavra escrita. O enfoque desloca-se para o pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), argumentado haver em seus escritos a construção de uma filosofia nada convencional, em parte por conta do estatuto das ideias expostas, mas também e sobremaneira pela relação íntima com a arte poética, o que se faz evidente pela estilização do pensamento. A hipótese principal é de que não se pode bem compreender a transgressão semântica operada por Nietzsche – sua famosa transvaloração dos valores – sem que se considere a transgressão estilística. Por fim, a linguagem aforismática utilizado por Nietzsche é apresentada como a sua “arte do estilo” por excelência.

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Biografia do Autor

Renarde Freire Nobre

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,
MG – Brasil. E-mail: fnrenarde@gmail.com
Autor do livro Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento (Editora Argumentum) e
organizador dos livros: Lévi-Strauss - leituras brasileiras e O poder no pensamento social: dissonâncias
(ambos pela Editora UFMG). Coordena o projeto de extensão Retratos de artistas - conversas
sobre arte e pensamento.

Publicado

31-10-2018 — Atualizado em 14-02-2023

Como Citar

Nobre, R. F. (2023). Nietzsche e a escrita artística do pensamento. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 41(3), 57–78. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5833

Edição

Seção

Artigos e Comentários