PARA UMA DIALÉTICA CONSTELAR

THEODOR W. ADORNO À ENTRADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • João Pedro CACHOPO

Palavras-chave:

Theodor W. Adorno. Dialéctica negativa. Crítica. Política. Constelação.

Resumo

Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa (das posturas críticas de Habermas, Lyotard ou Agamben às mais favoráveis de Jameson e Holloway) e discutir a sua relevância actual. Defender-se-á que a politização do pensamento adorniano é possível, muito embora as suas valências críticas não se restrinjam a essa possibilidade. Hoje, a dialéctica negativa funcionaria também como antídoto contra os atalhos tomados pelas correntes “voluntarista” (Peter Hallward), “messiânica” (Agamben) e “ontológica” (realismo especulativo) da filosofia, à entrada do século XXI. Contudo, atendendo a que a relação entre teoria e prática é complexa em Adorno, a sua relevância actual ressaltaria em relação com as reacções críticas que o movimento do “realismo especulativo” tem suscitado. Em diálogo com alguns dos seus interlocutores (Markus Gabriel e Adrian Johnston), sugere-se que o desenvolvimento de uma “dialéctica constelar” depende da introdução de um elemento destotalizador no seio do diagnóstico radical – a um só tempo materialista e transcendental – da dialéctica negativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro CACHOPO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

16-02-2016

Como Citar

CACHOPO, J. P. (2016). PARA UMA DIALÉTICA CONSTELAR: THEODOR W. ADORNO À ENTRADA DO SÉCULO XXI. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 39(01). Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5811

Edição

Seção

Artigos e Comentários