Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?

Autores

  • Marco Aurélio Werle

Resumo

Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada “estética da época de Goethe”, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

Werle, M. A. (2000). Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 23(1), 19–50. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/812

Edição

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Artigos e Comentários